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A GEOFRETE, no exercício da sua atividade como empresa transitária, está empenhada em proteger os dados pessoais dos seus clientes, parceiros e utilizadores. Esta Política de Privacidade explica de forma transparente como recolhemos, utilizamos, armazenamos e protegemos os seus dados, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 679/2016, de 27 de Abril (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD)) e a Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto.

1. O nosso compromisso
O cumprimento da legislação sobre a proteção de dados pessoais e o respeito pelos direitos dos titulares de dados, quanto aos seus dados pessoais, é uma prioridade para nós. Todas as operações de tratamento de dados são realizadas de forma lícita, leal e transparente.

2. O responsável pelo tratamento de dados e o encarregado da proteção de dados

GEOFRETE – TRANSITÁRIOS, LDA.

  • NIPC: 508185122
  • Sede: Praça Bernardo Santareno, n.º 7, 1900 098 Lisboa
  • Endereço de correio eletrónico: geral@geofrete.pt
  • Telefone: 218 650 440

Atualmente, a GEOFRETE não está legalmente obrigada a nomear um Encarregado de Proteção de Dados.

3. Dados pessoais, titulares de dados pessoais e categorias de dados pessoais

Nos termos do Regulamento, dados pessoais designa a informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»); é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular.

Recolhemos e tratamos os seguintes tipos de dados pessoais, fornecidos diretamente pelos titulares ou por terceiros no âmbito de serviços contratados:

Exemplos de dados pessoais recolhidos:

Dados de identificação Exemplos
Identificação e contactos Nome, número de identificação fiscal, morada, endereço de correio eletrónico, número de telefone
Dados financeiros Morada de faturação; número de conta bancária; números de cartões de crédito ou de débito; nome e informação dos titulares de contas ou de cartões bancários
Serviço Produtos e/ou serviços adquiridos
Dados técnicos Endereço IP, tipo de navegador, dispositivo utilizado, páginas visitadas, tempo de permanência e outras informações de navegação
Dados de identificação eletrónica Cookies ou tecnologias semelhantes e registos de atividade

Estes dados pessoais são-nos fornecidos diretamente pelo titular dos dados ou através de terceiro, em regra no âmbito da execução de contratos relacionados com o transporte de mercadorias.

4. Fundamento, Finalidades e Duração do Tratamento de Dados Pessoais

Finalidade Fundamento Jurídico
Execução de serviços de transporte e logística Execução de contrato
Gestão administrativa, contabilística e fiscal Obrigação legal
Marketing direto (comunicações promocionais) Consentimento
Melhoria da segurança e desempenho do site Interesse legítimo
Cumprimento de obrigações legais Obrigação legal

5. Qual é o prazo de conservação de dados pessoais?
Os dados pessoais dos clientes são conservados pelo período necessário à prestação dos serviços, faturação e cumprimento das obrigações legais aplicáveis. Nesta medida, existem diferentes prazos de conservação, dependendo da finalidade a que os dados se destinam, observando a GEOFRETE, em todo o caso, os princípios da necessidade e da minimização do tempo de conservação:

  • Dados fiscais: até 10 anos
  • Dados de contacto para marketing: até retirada de consentimento
  • Dados contratuais: enquanto durar a relação e até 5 anos após

6. Direitos do titular de dados pessoais
Nos termos do RGPD, o titular dos dados pode exercer os seguintes direitos:

  • Acesso aos seus dados pessoais;
  • Retificação de dados inexatos ou incompletos;
  • Apagamento dos dados (“direito ao esquecimento”), em certas condições;
  • Limitação do tratamento, temporária ou definitiva;
  • Oposição ao tratamento com base em interesse legítimo;
  • Portabilidade dos dados fornecidos;
  • Não ficar sujeito a decisões automatizadas, incluindo perfis;
  • Retirar o consentimento a qualquer momento.

7. Violação de dados pessoais
Em caso de violação de dados que represente risco elevado para os direitos dos titulares, a GEOFRETE compromete-se a informar os afetados e a autoridade de controlo (CNPD), conforme previsto no RGPD.

8. Reclamação para uma autoridade de controlo
O titular dos dados tem o direito a reclamar para a autoridade de controlo nacional que em Portugal é a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD). Os contactos da CNPD são os seguintes:

  • Morada: Rua de São Bento, n.º 148 – 3.º, 1200-821 Lisboa
  • Telefone (+351) 213928400
  • Fax: +351 21 397 68 32
  • Linha de Privacidade: +351 21 393 00 39
  • E-mail: geral@cnpd.pt

9. Exercer os direitos ao abrigo do RGPD
Para exercer qualquer dos seus direitos acima previstos, poderá enviar uma mensagem de correio eletrónico para o seguinte endereço: geral@geofrete.pt, ou por comunicação por qualquer outro meio, enviada ao cuidado do responsável pela proteção de dados acima mencionado.
Comprometemo-nos a dar resposta à sua solicitação no prazo máximo de 30 dias. No caso de ser necessário prorrogar este prazo, informaremos por escrito o titular dos dados.

A prestação de informações e o exercício dos direitos são efetuados a título gratuito. Contudo, se os pedidos apresentados por um titular de dados forem manifestamente infundados ou excessivos, nomeadamente devido ao seu caráter repetitivo, o responsável pelo tratamento pode exigir o pagamento de uma taxa razoável tendo em conta os custos administrativos do fornecimento das informações ou da comunicação, ou de tomada das medidas solicitadas; ou recusar-se a dar seguimento ao pedido.

10. De que forma protegemos os seus dados – medidas técnicas e organizativas
Tendo em conta a natureza, o âmbito, o contexto e as finalidades do tratamento dos dados, bem como os riscos para os direitos e liberdades das pessoas singulares, a GEOFRETE implementou e mantém em execução as medidas técnicas e organizativas que forem adequadas para assegurar e poder comprovar que o tratamento é realizado em conformidade com o presente regulamento. Assim, para proteção dos dados pessoais objeto de tratamento, a GEOFRETE tem implementadas e em execução as seguintes medidas:

a) a utilização de anti-vírus, firewalls e sistemas de deteção de intrusão;
b) medidas de segurança física, como o controlo dos acessos às instalações, armários fechados com chave;

11. Política de cookies
Os cookies são uma ferramenta usada pelos servidores Web para armazenar e recuperar informação acerca dos seus visitantes. Consistem num identificador único em forma de ficheiro de texto que alguns servidores remetem ao dispositivo do utilizador, para registar informação acerca do que este tem estado a fazer nas suas páginas, permitindo assim melhorar a qualidade e a segurança da página Web. Possuem uma data de validade que pode oscilar desde o tempo que dura a sessão, até uma data futura especificada a partir da qual deixam de estar operacionais. Os cookies recolhem informações genéricas, designadamente a forma como os utilizadores chegam e utilizam os sites ou a zona do país/países através do qual acedem ao site, etc. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as suas preferências. A qualquer momento o utilizador pode permitir, bloquear ou eliminar os cookies instalados no seu equipamento mediante a configuração das opções do seu navegador da Internet.

O site da GEOFRETE utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e recolher estatísticas de navegação. Pode gerir ou desativar os cookies nas definições do seu navegador.

12. Atualizações
Esta política pode ser atualizada periodicamente. A versão mais recente estará sempre disponível no nosso site com a respetiva data de revisão.

Última atualização: 21/07/2025